Curiosidades  |  06-12-2019

Benefícios que só as empresas que tem bons Contadores conhecem

Ainda há muitos empresários que consideram a contratação de um profissional de contabilidade como um “mal necessário”, mas o pensamento não deveria ser esse. Os benefícios de um contador em uma empresa de qualquer porte são inúmeros.

Esse profissional vai muito além de tarefas como controle de despesas e pagamento de tributos. O contador moderno tem função estratégica dentro das empresas, podendo servir como um elemento capaz de reduzir os custos operacionais, direcionar os investimentos e aumentar o faturamento. Conheça alguns dos benefícios de ter um contador auxiliando a sua empresa.

1. Melhor controle financeiro e maior foco no negócio
Em diversas empresas de pequeno porte, é comum que um dos sócios assuma a responsabilidade pelas finanças, ainda que não possua conhecimento para tal. O fato de não delegar essa tarefa para um profissional especializado faz com que a empresa perca oportunidades de negócio e, muitas vezes, não se dê conta do potencial desperdiçado.

A contratação de um contador permitirá que a sua companhia tenha um controle financeiro mais eficiente, analisando informações como capital de giro, capacidade de endividamento e impostos a recuperar, além do orçamento empresarial. Some a isso o fato de que sobrará mais tempo para o empreendedor dedicar ao negócio em si, o que por si só já sugere melhores resultados.

2. É essencial para o bom planejamento
Quando fazemos o planejamento e provisionamos recursos para os meses seguintes, nem sempre temos a noção exata do que pode ser feito. Utilizar os dados gerados pela contabilidade para realizar o planejamento tributário é uma das missões do contador.
Ele é o profissional mais indicado para compreender quais são as implicações de cada detalhe, como mudança de enquadramento e forma de apuração dos impostos. Para quem quer ampliar o negócio ou está em fase de crescimento, contar com os préstimos de um profissional de contabilidade é essencial.

3. O contador pode se tornar um profissional de gestão
O papel do profissional de contabilidade nas empresas mudou muito nos últimos anos. Mais do que “meros” coletores de tributos e organizadores da planilha de finanças, hoje eles podem ter participação direta no crescimento de uma companhia, atuando verdadeiramente como consultores financeiros.

Para uma gestão mais eficaz, ouvir seus conselhos com relação a investimentos e provisionamentos é uma ferramenta a mais para que as decisões sejam assertivas. Pense no contador como uma figura essencial no planejamento estratégico de uma empresa e você terá nesse profissional um suporte sem igual para o sucesso.

4. Facilidades na obtenção de crédito
Ter as finanças organizadas é o primeiro passo para que a sua empresa seja vista como um exemplo de gestão. E não tenha dúvidas de que isso conta muito na hora de solicitar um empréstimo junto aos bancos ou mesmo quando startups vão ao mercado captar recursos de investidores.

Há regras claras de como montar balancetes e de como devem ser reportados os aspectos financeiros de um negócio. Profissionais que não são da área de contabilidade nem sempre têm esse conhecimento e acabam fazendo as coisas de maneiras distintas. Para garantir a padronização e a excelência, recorra a um contador para esse tipo de tarefa.

Adaptado de: https://www.jornalcontabil.com.br/8-beneficios-que-so-as-empresas-que-tem-bons-contadores-conhecem/