Quando um novo ano começa, muita gente se sente motivada para iniciar novos projetos. É uma página nova em folha da vida para dar início, por exemplo, a um negócio de sucesso em 2022!
De acordo com Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apesar da crise desencadeada pelo momento pandêmico, nunca o empreendedorismo esteve tão em alta: segundo uma pesquisa da entidade, no primeiro semestre de 2021, houve um aumento considerável do recorde de abertura de pequenas e micro empresas no País.
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Outro fator importante é que as micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil.
O ritmo deve continuar forte em 2022, por isso reunimos algumas dicas sobre como montar um negócio de sucesso em 2022.
1 – Atualização e inspiração constantes
A primeira é manter-se informado sobre o mercado de negócios, seu ramo de atuação e sobre as áreas que devem ter mais prosperidade no novo ano.
Seja qual for a meta, a palavra-chave é para o sucesso é buscar informações e manter-se atualizado em portais especializados como o do Sebrae e da ABF.
Alguns exemplos dessa busca por conhecimento são: fazer cursos, treinamentos e especializações em universidades e centros especializados ou até mesmo cursos gratuitos online pela internet sempre que possível é fundamental.
Quanto mais conhecimento e ferramentas estratégicas você souber, melhor estará preparado para lidar com as adversidades e problemas pelo caminho.
Nessa busca constante por informações também vale conhecer histórias de sucesso para ter inspirações.
Por meio da experiência de negócios de sucesso de outros, você terá acesso a vivências como: caminhos escolhidos por outros empresários; ideias únicas que podem te inspirar e motivar no seu negócio de sucesso e, ainda, saber que erros cometidos por outros empreendedores que já viveram as dúvidas semelhantes às suas.
2 – Apostar em tendências e na necessidade dos clientes
No momento em que o mundo e a própria economia sofrem mudanças intensas ligadas a novos comportamentos, às necessidades do consumidor e avanço extremamente veloz da tecnologia, além de todo o impacto da pandemia mundial que mudou as relações entre consumidores e empresas, o empreendedor de sucesso precisa estar sintonizado com as tendências de negócios promissores para o próximo ano.
Dessa forma, pode adaptar seu empreendimento para atender seu público da melhor forma possível ou até mudar os rumos do seu negócio, se julgar necessário.
O volume de pessoas que necessitam de serviços e atendimentos por meio digital deve se manter em alta porque são negócios que podem funcionar remotamente com o uso da internet e trazem comodidade para o dia a dia das pessoas e dos próprios empresários.
Para aproveitar o momento de alta demanda é importante manter comunicação constante com o cliente e entender o que ele precisa.
3 – Planejamento e Gestão Financeira
Além de muita pesquisa, conhecimento e entendimento das tendências promissoras de negócio, os empreendedores de sucesso têm algo em comum: planejamento do negócio e boa gestão financeira.
Essa etapa deve ser bem estruturada para evitar tropeços no caminho.
É preciso conhecer bem o mercado de atuação para o seu negócio ter sucesso; saber quem são os concorrentes; planejar os recursos financeiros disponíveis para investimento e melhorias contínuas do negócio.
Isso é necessário porque, somente diante de números concretos, o empreendedor consegue dar os passos adequados para cada etapa do crescimento do negócio, como ocorreu durante a pandemia: muitos negócios tiveram que se adaptar e criar estruturas com protocolos de segurança, o que acaba sendo um gasto a mais.
Outro item importante para o sucesso de negócios em 2022, principalmente os montados em ambiente digital, é estruturar uma boa comunicação com o público.
Fazer propaganda, posts em redes sociais e promoções são importantes para mostrar as vantagens e boas oportunidades aos clientes.
Mas isso deve ser feito de forma estruturada: não basta anunciar constantemente, mas sim, em paralelo, fornecer informações e conteúdos úteis nas redes sociais, pois é uma forma bastante eficaz de relacionamento e vínculo com o consumidor e, ainda, estar atento às reclamações e sugestões dos clientes.
Além disso, é fundamental estar preparado para negociar e oferecer algo que acrescente valor para o cliente, como parcerias, garantia, repasse de conhecimento, assistência, propaganda da marca, entre outros, são fatores que podem ser decisivos para o cliente.
4- Enxergar as necessidades dos clientes pode gerar novos negócios
Muitas vezes, no convívio e no atendimento ao consumidor, o empreendedor de sucesso vislumbra novas oportunidades de negócios.
Um exemplo disso é o dropshipping, que consiste em um sistema de atuação do empreendedor como um intermediário de compras para seus clientes.
A tendência vem crescendo de forma gradativa e veio da necessidade de conveniência dos clientes, aliada ao pouco custo de manutenção de estoques de produtos.
Mas há vários outros modelos de negócios que partiram de ideias inusitadas ou demandas de clientes e geraram negócios de sucesso, como, por exemplo: consertos em residências, uso de recursos de energia solar, diversão e entretenimento aliado a desafios cerebrais, etc.
A gama é imensa e surgem de ideias de empreendedores em busca de respostas criativas para as demandas do seu público.
Para que essas ideias criativas deem bons resultados, é fundamental manter foco no cliente, ouvir e entender decisões de quem consome os produtos e serviços e ainda manter sempre a qualidade.
Porque por mais inovador e disruptivo – até mesmo negócios classificados como unicórnios que recebem grandes somas em investimentos – ou um novo empreendimento, de menor porte, no final do dia o cliente quer ser bem atendido em suas necessidades.
5- Estar atento aos anseios da sociedade: negócios sustentáveis e inclusivos
Empresários de sucesso estão atentos aos anseios mundiais e em contribuir com questões sociais.
Cada vez mais empresários de sucesso e de futuro trazem soluções inovadoras para seus negócios com uma visão que beneficia não apenas seu ecossistema de negócios, mas das comunidades impactadas por elas.
É importante fazer a gestão de resíduos, ter cuidado no uso da água, fazer o gerenciamento dos resíduos e do lixo porque a questão ambiental não fica restrita apenas aos órgãos diretamente ligados ao ambiente: pode e deve ser papel de toda a sociedade, inclusive empresas.
Na questão social, empresários de sucesso que ouvem necessidades de grupos minoritários podem ter destaque e reconhecimento. Grandes empresários podem ser inspiração.
Mas os pequenos empreendedores também podem executar ações no seu dia a dia e obter bons resultados.
Ações como contratar mão de obra local e fornecedores locais podem impactar positivamente as comunidades, assim como cumprir as normas trabalhistas vigentes.
Divulgar suas ações de responsabilidade social para alcançar pessoas que necessitam e até mesmo incentivar outros empresários a fazer o mesmo, gerando uma corrente do bem.
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Baseado no know-how adquirido em mais de 25 anos de atuação no ramo de Saúde e Segurança do Trabalho, através de uma estrutura robusta e a implantação de um padrão consolidado, a Maxipas desenvolveu um conceito de Gestão em SST baseado em Tecnologia de Negócios, que permite ao empresário ter o controle total da sua empresa na palma de sua mão.
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Com informações da ABF e Portal do Franchising