Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Ainda pouco conhecida, mas já causadora de muitos prejuízos, essa disfunção psíquica pode afetar diretamente em seus negócios. Saiba o que é a Burnout e a importância de se investir na saúde colaborativa da sua empresa.
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout é considerada um distúrbio psíquico de uma pessoas, originado por acúmulos extremos com exaustão relacionados ao trabalho executado, além de alta pressão dos superiores, competitividade não saudável e receio quanto aos riscos de desemprego.
Ou seja, é uma síndrome que afeta colaboradores que realizam tarefas trabalhistas em quantidades maiores do que o saudável, através de altas demandas, cargas extras sequenciadas e cobranças exacerbadas.
Chamada também de “síndrome do esgotamento profissional”, tem apresentado impactos negativos tanto para a saúde mental de um indivíduo quanto para o local em que este trabalha.
Quais são os impactos da Síndrome de Burnout?
Quando a Síndrome de Burnout aparece em um ambiente de trabalho, todos os envolvidos acabam sentindo os impactos negativos.
O desempenho individual, e consequentemente coletivo, é um dos primeiros sinais. Depois do pico de alta dedicação durante um longo período de tempo, começa-se a perder qualidade através de maiores erros e demora ou ausência do cumprimento total das funções.
As frustrações, o cansaço mental e o esgotamento de recursos emocionais são os sinais seguintes que surgem em indivíduos com Burnout.
Se a empresa não investe na Saúde Ocupacional, sentirá os impactos através da baixa produtividade, da desorganização coletiva, dos problemas relacionais entre equipes, de possíveis gastos desnecessários, de ações judiciais e até, por meio de reclamações de clientes.
O que fazer para prevenir a Burnout?
Para as empresas evitarem que seus colaboradores sofram com a Síndrome de Burnout, é preciso investir na Saúde Ocupacional.
Ações como o cumprimento de normas dos horários de descanso e de manutenção da segurança do trabalho são bases para um ambiente favorável à qualidade de vida dos colaboradores.
É importante também não exigir metas abusivas e trabalhar com incentivos, reconhecimento e boa comunicação entre equipes e funcionários para um bom clima organizacional.
E se já for identificado a Burnout, é importante procurar estratégias que ofereçam benefícios que visem o bem-estar e acompanhamento psicológico.