Economia  |  10-11-2021

Brasil registra recorde em abertura de empresas no 2º quadrimestre

Brasil registrou um recorde de abertura de empresas em um período de quatro meses. Entre maio e agosto deste ano foram 1,4 milhão de novos negócios. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

No segundo quadrimestre de 2021 foram criados 1.420.782 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e fechados 484.553, o que resultou num saldo positivo para o período de 936.229 empresas em funcionamento. O total de empresas ativas no Brasil é de 18.440.986.

“É um recorde na história do Brasil. Nunca num segundo quadrimestre do ano foram abertas tantas novas empresas no país”, ressaltou o diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), André Santa Cruz.

Os dados dos meses de maio a agosto de 2021 representam aumento de 1,9% em relação ao 1º quadrimestre deste ano, quando foram abertas 1.392.758 empresas. Já quando a comparação é com o mesmo período de 2020, o crescimento chega a 26,5%.

Entre as explicações para o crescimento do número de empresas estão as ações de transformação digital de serviços públicos, promovidas pelo Governo Federal. Entre as ferramentas está a assinatura eletrônica da plataforma gov.br para facilitar a abertura de negócio, o que torna o processo mais simples e ágil. Toda a documentação de órgãos federais é fornecida pela plataforma, o que dispensa que o cidadão tenha que se dirigir a um posto de atendimento para obter os documentos.

Além disso, as Juntas Comerciais dos estados também estão 100% digitalizadas. “Abrir uma empresa hoje é muito rápido, haja vista que nós temos hoje as Juntas 100% digitais, onde o empresário ou o contador entram num portal e ali já tem todos os serviços, todas as instruções de como deve fazer tornando bem fácil, bem célere”, disse a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Alzenir Porto.

Ranking

A região Norte foi destaque na abertura de empresas no 2º quadrimestre, com quatro estados entre os cinco primeiros no ranking que mede o crescimento percentual de negócios abertos. O Acre foi o que apresentou o maior crescimento percentual no período – aumento de 26,6% em relação aos primeiros meses de 2021, e de 41,7% quando comparado com o segundo quadrimestre de 2020. Em seguida estão os estados do Amapá, Rondônia, Alagoas e Roraima.

Atividades

A atividade econômica que representou o maior número de novos negócios foi a de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, com 82.943 novas empresas abertas e aumento de 11% em relação aos primeiros meses de 2021. Outros ramos que tiveram destaque foram os de promoção de vendas (67.888); cabeleireiros, manicure e pedicure (46.137 abertas) e obras de alvenaria (45.957).

Vai abrir sua empresa? Já abriu sua empresa?
Conte com a Maxipas Saúde Ocupacional

Consolidada como uma das principais empresas de Segurança e Medicina do Trabalho no Brasil, desde 1995 presta assessoria na área, realizando os procedimentos ligados à saúde ocupacional da sua empresa, colaboradores e demais staff.

Clique e fale com nossos consultores

Os exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho, são realizados em várias unidades disponíveis no Brasil e também com elaboração dos programas PPRA, PCMSO, emissão do LTCAT e do PPP, além dos demais laudos e relatórios solicitados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, serviços estes desenvolvidos de acordo com o padrão exigida nas Normas da ISO 9001.

Open chat