Economia  |  30-12-2021

Franquias aumentam presença no Nordeste

É só falar na região Nordeste do Brasil que lembramos das lindas praias, do povo hospitaleiro e das comidas saborosas. E as franquias no Nordeste podem ser o melhor caminho para ter um negócio próprio. Realmente quem vive e trabalha nessa região do País pode-se considerar privilegiado.

Até porque, além de viver no paraíso, essas pessoas agora têm oportunidades de sobra para escolherem como desejam se desenvolver profissionalmente e, por consequência, economicamente.

Franchising no Nordeste

O Nordeste é tão relevante para o franchising, que até pouco tempo possuía uma feira de franquias exclusiva para atender investidores locais.

De acordo com a ABF, o número de unidades franqueadas no Nordeste cresceu 9% no terceiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em número de redes, o ganho foi ainda maior: 23% na mesma base de comparação.

Sobre o desempenho das franquias no terceiro trimestre de 2021, a região manteve a recuperação e faturou mais de R$7 bilhões, tornando-se um mercado com grande potencial de crescimento econômico.

No terceiro trimestre de 2021, o nordeste teve um crescimento de 13,4% quando comparado com o mesmo período de 2020, e de 8,9% em relação a 2019. Já em número de unidades, o mercado da região expandiu mais de 1,7%, com 24.751 operações. Com esses números, as marcas já consolidadas em outros estados estão mirando a região para abrir mais unidades.

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Com essas competências no segmento, autoridade e excelência na prestação  de serviços, a Maxipas desenvolveu projetos para empreendedores desenvolverem negócios junto à empresa. Com o modelo de franquias Maxipas desenvolvido e já disponível no mercado, em 2021 ela passou a integrar a Associação Brasileira de Franchising.

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Interiorização

A gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, informou que o movimento de interiorização foi detectado nos últimos quatro anos e “intensificou-se nesse primeiro semestre”.

Hoje são 152.668 unidades no país e, diferentemente, da característica inicial de instalação em grandes shoppings, os produtos e serviços em sistema de franquia estão ganhando novos espaços. “Tem crescido a presença de lojas físicas em ruas, galerias comerciais, hospitais, laboratórios de análises clínicas e terminais de transportes como o metrô e aeroportos.”

Segundo a gerente, o que tem motivado o aumento da rede no interior e entre outras regiões é a melhoria do poder de consumo nas áreas escolhidas e, também, o fato de que nesses locais ainda não havia acesso aos produtos e serviços franqueados. No caso de São José do Rio Preto, com dinâmica de consumo influenciada pelas atividades do agronegócio, o município atua como um polo, permitindo que os pontos de venda se estendam para cidades próximas, informou.

Além da diversificação dos locais, junto com os novos empreendedores estão chegando os serviços de consultoria financeira e de contabilidade, entre outros. O carro-chefe, no entanto, continua sendo a venda de alimentos

Entre as 30 cidades com o maior número de lojas franqueadas, 19 são capitais, ante um total de 20, em 2017. A alteração se deve ao fato de que Londrina, município do interior do Paraná passou a ocupar a 30ª posição, ao substituir a capital da Paraíba, João Pessoa.

Dados Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)  apontam para um avanço desses centros comerciais no interior do país. A maioria dos empreendimentos inaugurados entre 2017 e 2018, ou seja 78% ocorreram em cidades fora das capitais. E mais da metade, 61%, estão localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

 

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