Economia  |  30-12-2021

Franquias ganham o interior do Brasil

As cidades do interior do país vêm ganhando espaço no mercado de franquias com marcas já estabelecidas em capitais, ou nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Esse tipo de negócio cresceu mais nesses municípios, mesmo durante a pandemia.

É o que demonstra o mais recente estudo da ABF – Associação Brasileira de Franchising, sobre a presença do setor nos municípios e dos movimentos do franchising nas 20 maiores cidades do estado de São Paulo em número de marcas e unidades.

No último ano, um levantamento da ABF apontou que, na comparação entre o primeiro semestre de 2017 e 2018, a exemplo do que vem ocorrendo no País, o movimento de interiorização das franquias pelo Estado prossegue, tanto quanto à abertura de unidades como em relação à chegada das redes nos diversos municípios paulistas.

Segundo a entidade, em 2019 o setor de franquias faturou R$ 41.464 bilhões de reais nesse primeiro trimestre, um aumento de 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de expansão de unidades de franquias, o crescimento foi de 3,7% no mesmo período.

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Interiorização

A gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, informou que o movimento de interiorização foi detectado nos últimos quatro anos e “intensificou-se nesse primeiro semestre”.

Hoje são 152.668 unidades no país e, diferentemente, da característica inicial de instalação em grandes shoppings, os produtos e serviços em sistema de franquia estão ganhando novos espaços. “Tem crescido a presença de lojas físicas em ruas, galerias comerciais, hospitais, laboratórios de análises clínicas e terminais de transportes como o metrô e aeroportos.”

Segundo a gerente, o que tem motivado o aumento da rede no interior e entre outras regiões é a melhoria do poder de consumo nas áreas escolhidas e, também, o fato de que nesses locais ainda não havia acesso aos produtos e serviços franqueados. No caso de São José do Rio Preto, com dinâmica de consumo influenciada pelas atividades do agronegócio, o município atua como um polo, permitindo que os pontos de venda se estendam para cidades próximas, informou.

Além da diversificação dos locais, junto com os novos empreendedores estão chegando os serviços de consultoria financeira e de contabilidade, entre outros. O carro-chefe, no entanto, continua sendo a venda de alimentos

Entre as 30 cidades com o maior número de lojas franqueadas, 19 são capitais, ante um total de 20, em 2017. A alteração se deve ao fato de que Londrina, município do interior do Paraná passou a ocupar a 30ª posição, ao substituir a capital da Paraíba, João Pessoa.

Dados Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)  apontam para um avanço desses centros comerciais no interior do país. A maioria dos empreendimentos inaugurados entre 2017 e 2018, ou seja 78% ocorreram em cidades fora das capitais. E mais da metade, 61%, estão localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

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