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Empreendedorismo  |  18-02-2021

Ser Empreendedor: Ensinamentos do empreendedorismo para sua clínica médica

Você que atua no universo do empreendedorismo e possui uma clínica médica já pensou em investir em uma franquia de Saúde Ocupacional para o seu negócio?

As franquias na área da Saúde e Segurança do Trabalho representam ótimas oportunidades de crescimento e ampliação da carteira de clientes. 

No entanto, profissionais da medicina que gerenciam um empreendimento, normalmente não possuem uma visão empreendedora clara capaz de maximizar os lucros da empresa, permitir a ampliação da equipe e viabilizar o crescimento dos negócios. 

Neste contexto, é essencial para estes gestores conhecer os principais ensinamentos de empreendedorismo de outros negócios para aplicar os conhecimentos de maneira efetiva em suas clínicas médicas. 

Confira hoje algumas dicas de gestão e estratégia para incorporar em seu negócio e conquistar resultados incríveis. 

O negócio de Saúde e Segurança do Trabalho

Mesmo com os efeitos da crise causada pela pandemia do coronavírus, o setor da saúde apresentou bons resultados ao longo do último ano. 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), durante os nove primeiros meses de 2020, o setor registrou 78.697 novos empregos, apresentando um saldo positivo em relação aos outros setores da economia.

Já o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que o segmento da saúde deve ocupar ainda mais espaço no franchising nos próximos 30 anos.  

Estes dados apenas reforçam o cenário animador para quem já é empreendedor ou está pensando em investir em uma franquia na área da saúde a curto e médio prazo.

Empreendedorismo para clínicas médicas 

Se você possui um negócio próprio na área da saúde e quer melhorar a gestão da sua empresa, confira cinco ensinamentos do empreendedorismo para utilizar na sua clínica médica e colher melhores resultados: 

1.Estabelecimento de metas

Todo empreendimento precisa estabelecer metas para alcançar o tão desejado crescimento e conquistar espaço no mercado. Com uma clínica médica isso não é diferente!
O planejamento e as projeções da empresa para curto, médio e longo prazo devem ser cuidadosamente elaborados, apresentando metas realistas e possíveis de serem alcançadas nos períodos determinados.
Para isso, vale conversar com os colaboradores e gestores e traçar metas de atendimento, faturamento, entre outras dentro de diferentes períodos, como mensais, trimestrais, semestrais, anuais, e assim por diante.
Como mencionamos, as metas estabelecidas devem ser realistas. Porém, isso não significa que elas não devam ser desafiadoras. Para definir as metas é preciso considerar todo o contexto do mercado, condições da economia e demais variáveis.
Outra dica importante é evitar metas muito fáceis de serem alcançadas para não ter a falsa sensação de crescimento. 

2.Gestão adequada

Muitas vezes, os empreendedores e profissionais de medicina não possuem a  experiência necessária em gestão de recursos e administração de empresas.
No entanto, uma clínica médica é como qualquer outro empreendimento que necessita de crescimento e lucros. Por isso, é essencial para os gestores buscar novos aprendizados e ferramentas para realizar uma boa administração do negócio.
A dica essencial de empreendedorismo é utilizar os recursos de maneira adequada e inteligente.
Mas o que isso significa?
Significa que o empreendedor deve saber o momento certo de economizar e de investir as finanças da empresa, considerando sempre a importância de suas ações para o crescimento dos negócios.
Vale ressaltar ainda que as finanças do negócio nunca devem ser misturadas com as da vida pessoal.  

3.Apoio da tecnologia

A tecnologia é uma aliada e tanto na gestão de qualquer negócio. Afinal, uma empresa realiza centenas de processos diários que podem ser simplificados apenas com o auxílio de uma plataforma adequada.
Na gestão de clínicas médicas, os sistemas tecnológicos e softwares de gestão se mostram essenciais para auxiliar desde o gerenciamento interno, como questões financeiras e administrativas, até a recepção e o atendimento aos clientes. 
Com os sistemas tecnológicos é possível estabelecer uma administração mais inteligente e agilizada, contando ainda com relatórios detalhados de suporte das áreas financeiras, de atendimento, gerencial, etc.
A coleta e análise de dados relativos ao desempenho da empresa podem ser utilizados como base para reuniões de planejamento e criação de estratégias mais assertivas para otimizar o desempenho do negócio.

4.Satisfação dos colaboradores 

Os colaboradores são o bem mais importante de uma empresa. Dessa forma, cabe à gestão garantir a satisfação de seus funcionários.
Afinal, trabalhadores felizes são fiéis à empresa, trabalham com mais eficiência, atendem melhor o público e entregam melhores resultados.
Para garantir que a satisfação interna reflita no atendimento aos clientes, é necessário oferecer boas condições de trabalho em um ambiente adequado e confortável para toda a equipe.
Se for necessário promover mudanças no local de trabalho, vale conversar com os colaboradores e anotar as principais dores da equipe.
Além disso, os funcionários que estão em contato direto com o público podem contribuir trazendo feedbacks externos com as principais queixas dos clientes.
Com estas informações em mãos, fica muito mais fácil realizar as melhorias necessárias para a clínica médica.

5.Bom atendimento ao público

Como mencionamos, os colaboradores são o principal bem de um negócio. No entanto, no caso das clínicas médicas, os pacientes representam o fim do processo.
Logo, grande parte dos investimentos e atenções deve ser direcionado ao público externo.
Considerando esta lição de empreendedorismo, é essencial que a clínica preste o melhor atendimento aos pacientes e clientes, gerando uma experiência positiva e agradável dentro do estabelecimento.
Outra questão importante é saber ouvir o público e manter uma relação de respeito, cuidado e proximidade com os clientes.
Nesse caso, os gestores podem investir em diversos canais de atendimento para coletar insights e sugestões de melhorias diretamente com público externo.
Apostar em estratégias de marketing digital e uma comunicação mais ativa nas redes sociais, além de realizar pesquisas de satisfação também são ferramentas interessantes para descobrir o que precisa ser melhorado na clínica médica como um todo.

Franquia de Saúde e Medicina do Trabalho é com a Maxipas

Agora que você já conferiu os principais ensinamentos do empreendedorismo para a sua clínica médica, que tal se tornar franqueado de uma rede consolidada e de sucesso no mercado de Segurança e Medicina do Trabalho?
A Maxipas é uma das principais empresas da área de Saúde Ocupacional do Brasil, reunindo uma rede com mais de dois mil franqueados e parceiros.
Com uma das maiores estruturas da área, a Maxipas apresenta números surpreendentes:

  • presença em todos os 26 estados brasileiros;
  • atendimento em mais de 1.200 cidades brasileiras;
  • mais de 10 mil clientes em todo o país; 
  • dez sedes regionais no Brasil.

Por que ser um franqueado Maxipas?

Ao trazer a sua clínica médica para a Maxipas, você conta com uma série de vantagens exclusivas, como:

  • Sistema de franquias focado na Gestão de SST, através de know-how, estrutura, padrão e tecnologia;
  • Acesso à plataforma de inteligência ocupacional, aplicativo de gestão e assistente virtual exclusivos;
  • Treinamento inicial (presencial ou online) ministrado por profissionais reconhecidos na área;
  • Suporte diário pessoalmente ou via call;
  • Identidade visual conforme o modelo de franquia;
  • Acesso a normas e padrões iniciais para a implantação da certificação ISO 9001:2015 na unidade franqueada;
  • Acesso ao site da Maxipas e suas áreas, sem a necessidade de investimentos em desenvolvimento e manutenção, custos que serão absorvidos pela franqueadora;

E muito mais!

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