eSocial  |  04-09-2019

Mudanças do e-Social em setembro

As secretarias especiais de Previdência e Trabalho, da Receita Federal e de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia editarão, até 30 de setembro de 2019, um ato para disciplinar a forma de envio das informações ao ambiente único nacional do eSocial. Além disso, também será proposto um calendário para substituir ou retirar várias das obrigações que estão já funcionando, . Essas mudanças são relativas às informações trabalhistas, a fim de tornar menos oneroso o preenchimento pelas empresas, o que não implicará a perda de investimentos feitos pelo setor público nem pelo setor privado, eliminados cerca de mil campos de preenchimento do empregador. 

Mesmo com essas alterações,  as obrigações da folha de pagamento, continuarão a ser transmitidas para o ambiente único nacional, disciplinado em ato conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Essas mudanças, no geral, visam a simplificação do sistema, fazendo a prestação de informação uma tarefa mais amigável e facilitada nas plataformas usadas pelo empregador e pelas pequenas empresas. Depois das alterações, o foco será aprimorar o sistema e aumentar a contribuição para gerar mais empregos e renda. 

 


Adaptado de: https://oregional.com.br/cidades/esocial-podera-ter-varias-mudancas-a-partir-do-final-de-setembro/

Open chat