6 dicas para fugir do estresse

Saúde  |  21-09-2017

6 dicas para fugir do estresse

Quer saber como melhorar o seu dia a dia e colocar e eliminar o estresse?

Estresse todo mundo tem, já que é uma reação natural do corpo a alguma ameaça externa.

Desde antigamente, ele atua em benefício do ser humano, como por exemplo, quando o homem precisava caçar, o estresse preparava o seu corpo para que tivesse mais foco e mais reflexos. Em momentos certos, o estresse é positivo. O grande problema é que, atualmente, ocorre com tamanha frequência que acaba sobrecarregando o organismo e prejudicando a saúde.

Entre os fatos mais comuns que causam o estresse são as preocupações, a falta de tempo, problemas familiares, problemas financeiros ou de relacionamentos, dificuldades na carreira. Já os efeitos são bem variados: dor de cabeça, tensão ou dor muscular, fadiga, distúrbios de sono, raiva, ansiedade, falta de motivação, falta de foco, irritabilidade etc.

Vale lembrar que o estresse pode ser bem leve, mas que, se acumulado e não receber nenhuma intervenção, ele pode acabar com a nossa saúde. Evite chegar ao mais elevado nível de estresse para começar a pensar em qualidade de vida. Quer saber como melhorar o seu dia a dia e colocar e eliminar o estresse? Confira algumas ações que podem te ajudar nisso:

1 – Aceite o problema

Lembre-se que qualquer pessoa está sujeita a momentos de estresse na vida. Portanto, é fundamental que você aceite isso e previna-se. Deixar para mudar só depois que está doente pode ser tarde demais. Admitir o problema ajuda a tomar a atitude de mudar. Negar só vai te prejudicar.

 2 – Seja mais produtivo

Quanto mais tempo você tiver para aquilo que você realmente gosta de fazer, menos estresse você terá. Com tempo disponível você terá mais tempo para cuidar de si mesmo, ir ao médico, praticar esportes, sair com os amigos, se dedicar mais a família e aos sonhos. É outra vida!

 3 – Invista nos seus hobbies ou na sua fé

Você precisa ter uma válvula de escape, algo que te ajude a se sentir melhor ao investir o seu tempo. Pode ser um hobby, um esporte, uma prática religiosa, meditação ou qualquer outra coisa que o deixe mais concentrado. Só você pode descobrir o que fazer, portanto não espere isso cair do céu. Saia do lugar e tente encontrar o melhor para você.

 4 – Faça diferente

De nada adianta saber que está estressado e continuar insistindo naquilo que está minando sua resistência. É necessário fazer mudanças, seja na alimentação, no seu estilo de vida ou no trabalho. A regra é óbvia, se você fizer as coisas do mesmo jeito, seu estresse permanecerá. Defina as suas áreas de mudança e comece algo novo.

 5 – Procure ajuda

Não tente enfrentar o estresse sozinho. Cercado de pessoas que gostam de você fica mais fácil resolver o problema. Converse com o seu chefe, familiares, amigos ou procure um profissional. Você pode pedir ajuda para marcar médicos, para acompanhá-lo nos exames, para fazer algo diferente, para ir com você à academia ou simplesmente para aproveitar mais a vida.

6 – Nem tudo é tão grave quanto parece

Quantas tarefas urgentes não são tão urgentes assim? Quantas situações que até então eram pouco complicadas tomaram proporções gigantes de repente? A próxima vez que surgir um problema, análise com objetividade em vez de alimentá-lo. Um pouco de leveza ajuda muito a reduzir o estresse e a focar os pensamentos em atitudes mais relaxantes.

 

Fonte: O Estado do Maranhão