Saúde  |  08-11-2017

Doenças causadas pelo trabalho crescem no país

Entre 2009 e 2015, por exemplo, quase 97 mil pessoas foram aposentadas por invalidez em razão de transtornos mentais e comportamentais, com destaque para depressão, distúrbios de ansiedade e estresse pós-traumático.

As doenças ligadas ao exercício profissional estão aumentando.

As enfermidades causadas pelo exercício do trabalho causam impactos não só na vida do trabalhador, mas também para as empresas, que têm que administrar os afastamentos, além do impacto nas contas da Previdência Social. Entre 2009 e 2015, por exemplo, quase 97 mil pessoas foram aposentadas por invalidez em razão de transtornos mentais e comportamentais, com destaque para depressão, distúrbios de ansiedade e estresse pós-traumático. O impacto anual desses benefícios é de mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos.

A médica do trabalho Rosylane Nascimento Rocha ressalta que, dos profissionais afastados em 2016 por transtornos mentais, ao menos 10,7 mil foram considerados acidentes de trabalho, ou seja, tiveram o ambiente profissional como um dos agentes desencadeadores da doença. E são vários os motivos que levam ao adoecimento. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) atribui o aumento dos casos ligados ao trabalho a fenômenos como fragmentação do mercado, enxugamento de equipes e terceirização.

Miryam Mazieiro, psicóloga do trabalha do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, defende que o trabalho não é neutro, já que pode contribuir para a saúde ou gerar doença no trabalhador. Ela explica que o adoecimento mental fruto do trabalho vai depender das relações que existem nas empresas e da forma como é conduzida a sua gestão. “As pessoas têm uma tendência a achar que isso é apenas uma fragilidade pessoal e acabam culpando o trabalhador pelo seu adoecimento”, diz. Para ela, o incentivo à individualidade e a falta de solidariedade entre os colegas acabam contribuindo para um cenário de adoecimento na atividade laboral. A psicóloga do trabalho defende que uma gestão na organização que promova acordos estimula o prazer no trabalho. Diante de uma realidade de sobrecarga do trabalho, ela defende que as empresas compreendam a realidade do trabalho e, logo, não exijam o impossível.

Dados sobre a depressão

A depressão atinge 322 milhões de pessoas no mundo, número suficiente para encher um Brasil e meio. No país 5,7% da população tem algum transtorno depressivo. A depressão tira da economia global em torno de US$ 1 trilhão por ano. Existem várias causas para a depressão, que podem ser genéticas ou de estresse, porém mais de 50% estão relacionadas ao trabalho, conforme o presidente da Associação Mineira de Psiquiatria Maurício Leão de Rezende. Depressão afasta milhares da função A depressão afastou em todo o país 75,3 mil trabalhadores, número superior ao verificado em 2015 (63,8 mil), conforme a médica do trabalho Rosylane Nascimento Rocha. Ela afirma que a crise financeira, que contribui para o aumento de pressão no trabalho nas empresas, e o desemprego ajudam a aumentar os casos de depressão. Ela ressalta que, dos benefícios por transtornos mentais solicitados pelos trabalhadores ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no ano passado, 37,8% foram por depressão, seguido pelo estresse (34%). Países em desenvolvimento concentram fatia considerável da doença, na casa dos 80%.

Para a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), Marcia Bandini, o tratamento de doenças mentais ainda encontra como entrave o preconceito. “O estigma faz com que a pessoa leve muito tempo para buscar ajuda”, observa.

A Maxipas trabalha para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e para garantir saúde e bem-estar para todos os funcionários. Conheça alguns serviços oferecidos pelas Maxipas aqui.

Fonte: Viaseg

Open chat