Saúde  |  21-11-2017

A importância da avaliação cardiológica antes do exercício

Na busca por uma vida saudável, muitas pessoas iniciam uma atividade física sem uma avaliação cardiológica, isso pode ser muito prejudicial a saúde e até mesmo um risco.

Para iniciar um exercício físico de forma consciente, é de grande importância saber de onde partir e, para isso, uma avaliação física cardiológica é o primeiro passo para uma atividade física focada em realmente atender todas as necessidades, seja para uma melhor qualidade de vida, como para uma melhora da sua performance com a maior segurança possível.

Na busca por uma vida saudável, muitas pessoas iniciam uma atividade física sem uma avaliação cardiológica, isso pode ser muito prejudicial a saúde e até mesmo um risco.

A avaliação cardiológica é importantíssima para uma atividade segura e os principais exames cardiológicos a serem realizados são:

1º – Ecocardiograma:

este exame é de rápida execução e a maioria dos cardiologistas possuem em seus consultórios. Observa o ritmo do coração e pode indicar problemas cardíacos já nesta fase de repouso. No entanto um eletrocardiograma normal, não detecta todos os problemas cardíacos e para quem vai realizar um programa de exercícios físicos é necessário complementar, se não houver necessidade de exames mais minuciosos baseados nos dados do ecocardiograma, com o teste de esforço.

2º – Teste de esforço:

importante para avaliar pessoas que tenham fatores de risco para o infarto, mostrando o comportamento do eletrocardiograma no ato de esforço. Ele avalia o comportamento da pressão arterial durante exercício e presença de arritmias complexas, além de mostrar indícios de obstrução em coronárias. Ele pode ser feito em diversos dispositivos, desde esteiras até bicicletas ergométricas, de acordo com as necessidades e dificuldades de adaptação de cada paciente a cada um desses aparelhos.

Este dois exames são considerados exames básicos para iniciar uma atividade física de forma segura, tanto para aqueles que buscam a qualidade de vida como performance.

Existe também o Teste Ergoespirométrico que é um teste mais avançado que fornece dados importantes sobre as condições do coração em esforço e determina as zonas de treinamento, auxiliando muito no controle da intensidade dos exercícios, principalmente de características aeróbias, como a corrida e ciclismo. Este teste é muito mais focado na performance do que na qualidade de vida e não dispensa o teste de esforço cardiológico com observação do ecocardiograma durante o teste.

Visite seu cardiologista antes de começar qualquer atividade física, ele poderá solicitar outros exames laboratoriais para uma melhor avaliação da sua saúde, conforme seu histórico e outras observações. Todas estas avaliações devem ser realizadas sempre por um profissional.

Open chat