Saúde  |  19-10-2021

Outubro Rosa 2021: “Mulher por Inteiro”

Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos. Desde a sua criação pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, o movimento tem como objetivo conscientizar as pessoas em relação à prevenção da doença pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, visando a redução da mortalidade. No Brasil, o primeiro evento em alusão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais incidente em mulheres no país, após o câncer de pele não melanoma, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2020), estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença em 2021, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Em casos mais raros, cerca de 1% do total, a doença também pode acometer os homens.

Campanha Outubro Rosa 2021

Com o tema “Mulher por Inteiro”, a campanha Outubro Rosa 2021 tem como proposta alertar a necessidade das mulheres assumirem os cuidados com a própria saúde, mesmo na pandemia de Covid-19, não apenas realizando os exames que podem diagnosticar o câncer de mama, ovário, colo do útero e endométrio, mas também incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas e demais tipos de câncer.
Durante todo o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam gratuitamente. No caso do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A iniciativa é fundamental para a prevenção e detectar a doença em seus estágios iniciais, quando ainda está assintomática.

Prevenção ao câncer de mama

câncer de mama diagnosticado em estágio inicial chega a ter mais 90% de chance de cura. Infelizmente não há como prevenir o aparecimento da doença de forma absoluta. No entanto, é possível tomar alguns cuidados e manter uma vida com hábitos saudáveis, como não fumar, beber bastante água, praticar atividades físicas, evitar o uso de hormônios por tempo prolongado, controlar o peso e não abusar de bebidas alcoólicas.
câncer de mama não dói em seus estágios iniciais, por isso, é importante ficar atenta aos sinais e sintomas:
•    Nódulo na mama
•    Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja
•    Irregularidades ou retrações na pele da mama
•    Inversão do mamilo
•    Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama
•    Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida
•    Nódulo nas axilas

Open chat