SST

Segurança do Trabalho  |  02-09-2020

Como a SST pode impactar a empresa

Qualquer ambiente laboral oferece riscos à saúde e pode compromete o bem-estar dos colaboradores. Por isso, é obrigação das empresas investir em uma política de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) para garantir a integridade da equipe no dia a dia dentro da organização 

A partir da implementação da SST, os gestores podem promover melhorias no ambiente de trabalho, a fim de reduzir ou até mesmo extinguir os riscos existentes na empresa.

Se a sua organização não possui um setor de Saúde e Segurança no Trabalho, confira no artigo de hoje porque a SST é importante e como ela pode impactar a sua empresa. 

O que é SST?

Sigla para Saúde e Segurança no Trabalho, a SST é um conjunto de normas e procedimentos exigidos legalmente a toda empresa que possui, ao menos, um trabalhador em regime CLT. 

Direcionadas tanto a funcionários quanto empregadores, as normas da SST têm como finalidade promover a saúde dos trabalhadores e minimizar a ocorrência de acidentes e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Dessa forma, é através da política da SST que a gestão demonstra seu compromisso com o bem-estar da equipe, estipula quais ações serão tomadas para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os colaboradores e define as responsabilidades de todos neste processo. 

É importante ressaltar que as ações voltadas à saúde e segurança no trabalho impactam desde gestores até funcionários da empresa, por isso, todos devem estar atentos às recomendações e cumprir com seus deveres na rotina da organização.

Por se tratar de uma obrigação legal, a regulamentação das normas da Saúde e Segurança no Trabalho é feita pela Secretaria do Trabalho, através do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST).

O DSST é órgão encarregado de inspecionar as condições de trabalho nos ambientes profissionais e de promover políticas públicas que incentivem as boas práticas da SST.

Quais os benefícios da SST? 

Ao investir em uma política de Saúde e Segurança no Trabalho, além de garantir o cumprimento da legislação, a empresa estará colocando em prática uma gestão voltada à preservação do bem-estar e da integridade físicas de todos no ambiente laboral.

A SST traz vantagens que vão muito além da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. 

Confira os principais benefícios que a política de Saúde e Segurança do Trabalho traz para empregadores e empregados: 

Para a empresa 

  • Redução de custos: Adotar ações de SST para minimizar os acidentes de trabalho e melhorar a saúde da equipe auxilia na redução dos custos da empresa com processos judiciais, indenizações, compra de medicamentos, substituições de funcionários, absenteísmo, pagamento de FGTS durante o afastamento do colaborador acidentado, aumento da alíquota do Fator Acidentário Previdenciário (FAP), dentre outros.
  • Valorização da imagem da empresa
    Quando a organização investe em uma política de Saúde e Segurança no Trabalho visando garantir o bem-estar dos colaboradores, ela demonstra preocupação com o ser humano e valorização da equipe, além de responsabilidade no cumprimento da legislação. Estas condutas melhoram a imagem da empresa perante clientes, parceiros e funcionários, e representam ainda um importante diferencial competitivo no mercado. 

Para o colaborador

  • Ambiente de trabalho mais seguro: A adoção de medidas voltadas à preservação da saúde e segurança dos funcionários proporciona um ambiente de trabalho mais adequado e saudável para a equipe desempenhar suas atividades diárias sem correr riscos de sofrer acidentes ou desenvolver doenças ocupacionais. 
  • Aumento da produtividade: Colaboradores que atuam em um ambiente laboral seguro e livre de riscos são mais produtivos e desempenham suas funções com maior eficiência. Afinal, ao poder contar com um local de trabalho adequado, os funcionários apresentam menos problemas de saúde, como lesões e doenças ocupacionais, e melhoram a qualidade de suas atividades.

Como se adequar às legislações?

A SST é composta por uma série de Normas Regulamentadoras (NR’s) que tratam sobre procedimentos relacionados à saúde e segurança no trabalho. 

Para garantir que essas normas da SST sejam implementadas de maneira correta, gerando os benefícios esperados para empregador e empregados, é necessário que a organização cumpra uma série de eixos exigidos em lei. 

Dentre os principais requisitos, podemos destacar: 

  • Desenvolvimento de uma política de Saúde e Segurança no Trabalho dentro da empresa;
  • Planejamento do Programa de Gerenciamento de Riscos;
  • Implementação dos procedimentos e ações estipulados na legislação de SST;
  • Avaliações periódicas para revisar e monitorar os processos;
  • Ações contínuas de melhoria e aprendizagem.

Como você conferiu hoje, implementar uma política de SST na empresa é essencial para reduzir os riscos laborais e tornar o ambiente de trabalho um local mais seguro para colaboradores e gestores.

Mas para garantir os bons resultados da adoção desta política, é necessário contar com o auxílio de uma parceira especializada na área de Saúde Ocupacional. 

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