A administração de uma empresa reúne uma série de processos regulamentados por Lei. A gestão de CIPA, por exemplo, é uma obrigatoriedade para organizações com mais de 20 funcionários, conforme descrito na Norma Regulamentadora n.º 5.
Assim como outras siglas, como PGR, PPRA e GRO, a CIPA também aborda questões relacionadas à Saúde Ocupacional, prevenção de acidentes e segurança do trabalho.
Se a CIPA é uma obrigatoriedade na sua organização, confira hoje algumas dicas para realizar uma gestão de CIPA de sucesso.
Entendendo a CIPA
Sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA é regida pela Norma Regulamentadora nº 5 e foi desenvolvida com o objetivo de prevenir acidentes e doenças provenientes do trabalho.
Formada por representantes de empregadores e empregados, esta comissão interna busca preservar a vida e promover a saúde dos colaboradores dentro da empresa. Para isso, são realizadas diversas atividades para vistoriar o ambiente de trabalho e solucionar possíveis problemas que possam causar acidentes.
Basicamente, a CIPA existe para analisar quais riscos existem dentro da empresa e como é possível preveni-los.
Conforme descrito na NR-05, a quantidade de integrantes da CIPA vai depender do número de funcionários da empresa que atuam em funções consideradas de risco.
Dicas para gestão de CIPA
Agora que esclarecemos o conceito de CIPA, confira algumas dicas para realizar a gestão dessa comissão de maneira adequada dentro da organização:
1.Envolver pessoas na gestão
Com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho para todos, a CIPA é um projeto de grande importância nas empresas e deve envolver cada vez mais pessoas.
Por isso, é essencial fazer com que os demais colaboradores entendam que, mesmo não fazendo parte do núcleo da comissão, eles também podem contribuir com o bem-estar de todos. Afinal, quanto mais pessoas incluídas no processo, melhor serão os resultados.
Nesse sentido, as parcerias são fundamentais para facilitar o trabalho da comissão e gerar um ambiente de atuação mais seguro.
2.Investir na qualificação do cipeiro
Assim como em qualquer processo interno, a CIPA precisa ser fortalecida constantemente. Para isso, nada melhor do que investir na capacitação dos membros.
O treinamento CIPA é um curso obrigatório com duração de 20 horas, necessário nas empresas para capacitar os cipeiros.
Mas apesar do curso ser fundamental, é preciso ir além dele. Afinal, cada organização possui suas particularidades.
Considerando isso, a solução para uma gestão de CIPA de sucesso é contar com o apoio do RH para definir o que esperar da comissão conforme as características da empresa.
3.Estabelecer objetivos para a CIPA
Para muitos profissionais, a CIPA é vista apenas como uma oportunidade de estabilidade dentro da empresa. Mas para garantir uma boa gestão, é preciso alterar essa visão através da definição de objetivos para a comissão.
Como parte da definição de objetivos, vale distribuir formulários aos interessados para que respondam o que de fato desejam fazer como membros da CIPA.
Assim, somente pessoas realmente interessadas em trabalhar e buscar ações preventivas irão se juntar à comissão.
4.Buscar inovações constantes
Como mencionamos, a CIPA tem o objetivo de analisar o ambiente de trabalho e propor melhorias dentro da empresa. Mas para garantir que a comissão funcione com eficiência, é preciso abrir espaço para as inovações no processo.
Afinal, um ambiente que promove a troca de ideias e incentiva as inovações tem maiores chances de promover mudanças positivas nas mais diversas áreas da empresa.
A Maxipas e a gestão de CIPA
Que promover uma gestão de CIPA ainda mais eficiente na sua empresa? Então, conte com as soluções da Maxipas.
Especialista em Saúde Ocupacional, a Maxipas realiza toda a assessoria necessária para a formação da CIPA na sua empresa, desde a eleição dos representantes da comissão até o acompanhamento mensal das reuniões.
Com base nas estipulações da NR-05, a solução da Maxipas auxilia na promoção de uma gestão eficiente de CIPA, contemplando a realização de ações conforme o cronograma, a execução de todas as reuniões e o monitoramento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s).
Além disso, a Maxipas também realiza cursos para capacitação de cipeiros com embasamento na NR-05, atendendo a formação de designado para CIPA ou da comissão interna.
Solicite uma proposta de nossas soluções e receba um atendimento personalizado.