Exames Complementares em Saúde Ocupacional

Os exames necessários para auxiliar em diagnósticos e avaliações e que pode variar de acordo com cada colaborador por casa de sua função ou atividade são muito importantes na saúde ocupacional para auxiliar na prevenção e detectar doenças em sua fase inicial ou até mesmo quando já implantada.

Conheça Outros Serviços
Atende o eSocial – Saiba Mais

Os exames necessários para auxiliar em diagnósticos e avaliações e que pode variar de acordo com cada colaborador por casa de sua função ou atividade são muito importantes na saúde ocupacional para auxiliar na prevenção e detectar doenças em sua fase inicial ou até mesmo quando já implantada.

Através de sua rede credenciada a MAXIPAS realiza todo o qualquer exame que venha a ser necessário para sua empresa, porém os exames mais usados em saúde ocupacional, e que são centralizados em nossas regionais são:

  • Audiometria
  • Espirometria
  • Radiografias
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Acuidade Visual
  • Exames Laboratoriais

EMBASAMENTO

NR 07

PERGUNTAS FREQUENTES

O que são os exames complementares?

São aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico.

Exames complementares para saúde ocupacional

Cada função pode possuir a necessidade de se realizar um exame complementar para que o médico, junto com o exame clínico, possa emitir o Atestado de saúde ocupacional, liberando ou não o colaborador para exercer suas atividades. Por exemplo: Motoristas devem realizar eletrocardiograma, eletroencefalograma, acuidade visual dentre outros, já atendentes de call centers devem realizar exame audiométrico e o exame clínico.

Saúde ocupacional

É responsável pela prevenção e redução de riscos à saúde dos trabalhadores proporcionando condições de qualidade para todos os colaboradores.

Medicina do trabalho

É a área da saúde ocupacional que cuida da saúde do trabalhador, monitorando para que o mesmo não desenvolva doenças ocupacionais.

Exames do PCMSO

São exames solicitados pelo médico coordenador que podem variar de acordo com a função.

 

Audiometria

Visa avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador.

Espirometria

É um teste que permite aferir o fluxo de ar nas vias aéreas ou nos brônquios, que são os responsáveis pelo transporte do ar para os pulmões, comparando os resultados obtidos com os de pessoas saudáveis que tenham a mesma idade.

Radiografias

Exame de imagem que utiliza raios X para ver um material cuja composição não é uniforme, como o corpo humano.

Eletrocardiograma

É capaz de definir o número de batimentos por minuto, além do ritmo do coração, identificando problemas como arritmias (alteração do ritmo normal), distúrbios de condução elétrica e eventuais sobrecarga das cavidades cardíacas.

Eletroencefalograma

Exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.

Acuidade visual

Exame para detecção da capacidade funcional da visão, e mede a capacidade da pessoa de ver nitidamente e sem esforço.

Exames laboratoriais

Conjunto de exames e testes realizados em laboratórios de análises clínicas por biólogos, bioquímicos, biomédicos, farmacêuticos ou médicos, visando um diagnóstico.

Solicite Uma Proposta