Serviço voltado para empresas que utilizem a voz como instrumento de trabalho: telemarketing, helpdesk, sistemas de ensino, dentre outras. O treinamento fonoaudiológico objetiva dar consciência aos operadores de telemarketing ou tele atendimento sobre a importância, funcionamento e utilização adequada dos seus instrumentos de trabalho: voz, fala, linguagem, audição e postura corporal, esta considerada um aspecto correlato a estes instrumentos. Aborda ações que, quando realizadas, promovem saúde vocal e auditiva e previnem alterações nestas áreas. Visa ainda aprimorar a qualidade do atendimento telefônico.
Ao discutir sobre prevenção, é importante salientar que a preocupação não está apenas na divulgação de questões prejudiciais ou não para a função de operador de telemarketing ou tele atendimento, dizer o que ele pode ou não fazer, mas levar a esses profissionais a conscientização da importância da sua saúde vocal.
Resumo de coberturas do programa de prevenção de saúde vocal:
– Elaborar Norma Diretriz do Programa de Prevenção de Saúde Vocal
– Conhecer a empresa, em todos os seus aspectos.
– Conhecer o trabalho realizado pelos operadores.
– Conhecer o trabalho realizado de prevenção na empresa.
– Avaliação de riscos que possam causar danos vocais
– Palestra de apresentação de PPSV
– Anamnese com avaliação vocal perceptiva e computadorizada.
– Monitoramento Biológico através de exame vocal.
– Emitir relatório do Perfil Epidemiológico dos operadores.
– Treinamentos:
– Avaliação dos resultados
– Orientação individualizada
– Acompanhamento sistêmico junto aos instrutores e gerentes
– Escuta
– Folders
– Lembretes
EMBASAMENTO
NR-17 – Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho.