COVID-19  |  20-03-2020

Coronavírus: qual é a melhor forma de prevenção?

O medo comum de alguma coisa é definitivamente o que mais une as pessoas das mais diferentes etnias, culturas e crenças religiosas. Nestes primeiros dias de 2020 estamos todos com medo. Sim, o mundo todo está com medo do coronavírus.

Por isso, todos estamos unidos em atitudes e em trocas de informações que objetivam nos deixar mais preparadas para enfrentar o atual inimigo da humanidade: o 2019-nCoV; o novo coronavírus.
Tudo isso com o nobre propósito de salvar vidas. Em todos os mais remotos cantos do planeta. Louvável e ponto para a humanidade.

Assim, embalados por este espírito que nos reconhece mais como pessoas e menos como tribos inimigas, cabe a pergunta: o que você, especificamente, pode fazer para proteger melhor a saúde e a vida de sua família e amigos?

Vamos às dicas que todos devem começar a praticar, a partir de AGORA:

1. Lavar as mãos a cada 3 horas. Quantas vezes você já ouviu isso? Muito provavelmente pensou, quando leu: “de novo essa ladainha”. Mas quantas pessoas que você conhece praticam – de fato – esta “ladainha”? Muito poucas, não é mesmo? Todos têm pavor de pessoas espirrando e tossindo à sua volta. Mas ninguém tem medo de pegar em um suporte para apoio no transporte público e não lavar as mãos depois. Por isso fica a dica: lave as mãos com água e sabão a cada 3 horas ou com intervalo menor, se julgar necessário. Se não conseguir lavar as mãos, o álcool gel pode ajudar como segunda opção.

2. Tenha modos para tossir e espirrar. Tossir sem cobrir a boca é falta de educação. Muitos sabem disso e quando tossem levam as mãos à boca para evitar que os vírus se espalhem no ambiente. Só que esta atitude não é a mais recomendada. Tossir em público é muitas vezes inevitável e não dá para segurar; por isso faça-o corretamente: tussa no seu braço, entre a região do ombro e do cotovelo. Isso deixa sua mão com menos vírus e se você encostar em quaisquer objetos – uma maçaneta, por exemplo – estará contaminando menos pessoas. Para espirrar: espirre em um lenço descartável e, como o nome diz, descarte-o. Ou no braço também, se não houver outro jeito.

3. Use máscaras se estiver gripado. As máscaras cirúrgicas são indicadas para conter uma grande variedade de vírus. Por isso, se você estiver gripado, tenha a cortesia de andar de máscara para evitar que seu vírus – qualquer que seja ele – se espalhe para outras pessoas. Se você não está doente, não se justifica ainda andar preventivamente de máscara no Brasil para evitar o contato eventual com o coronavírus.

Claro que estar com a saúde em ordem, praticar exercícios físicos, comer e dormir bem são essenciais para aprimorar o desempenho do seu sistema imunológico. Por isso, a prevenção do Coronavírus ou de quaisquer outras doenças infecciosas não é para começar hoje. É um estilo de vida que deve ser cultivado a cada dia.

Observação importante: receber pelo correio produtos comprados e embalados na China NÃO tem problema. O vírus é frágil fora de organismos biológicos e morre antes de chegar no Brasil.

Adaptado de: https://g1.globo.com/bemestar/blog/ana-escobar/post/2020/02/03/coronavirus-qual-e-a-melhor-forma-de-prevencao.ghtml

Open chat