Curiosidades  |  03-06-2019

Conheça os setores com os funcionários mais felizes do Brasil

A plataforma de empregos Love Mondays realizou um levantamento para descobrir quais são os setores com os funcionários mais felizes do Brasil. Para elaborar o ranking, a empresa analisou 676.901 avaliações de usuários em seu site entre março de 2018 e fevereiro de 2019. Foram atribuídas notas de 1 a 5, sendo 1 muito insatisfeito e 5 muito satisfeito, a partir de cinco critérios: satisfação geral, remuneração e benefícios, oportunidade de carreira, cultura da empresa e qualidade de vida.

“Queríamos entender se setores distintos apresentavam notas muito diferentes de satisfação e comparar os diversos quesitos de um mesmo setor. Assim, conseguiríamos um retrato interessante de como o brasileiro tem se sentido em relação ao seu trabalho, respeitando as particularidades de cada área”, explica Luciana Caletti, CEO e cofundadora da Love Mondays, sobre o estudo que foi realizado pela primeira vez.

A lista é composta por 16 setores, cada um deles com uma média geral. Para a executiva, é interessante notar que praticamente todos eles ocupam lugares diferentes do ranking dependendo do critério levado em consideração. “Isso prova que há pontos fortes e fracos em qualquer indústria e em qualquer empresa”, pontua.

Um dos dados mais notáveis é a média geral de 2,78 do quesito oportunidade de carreira, que foi a menor entre as cinco categorias. Segundo Luciana, este é sempre um fator crítico nas avaliações, já que os profissionais anseiam crescer na carreira, superar desafios e se desenvolver.

Por outro lado, a nota da satisfação geral não ficou abaixo dos 3,1 pontos em nenhum dos setores, o que apresenta um balanço geral positivo dos trabalhadores. Vale ressaltar que o ranking revela números gerais, sem se aprofundar à realidade de uma empresa específica.

Veja abaixo os setores com os funcionários mais felizes do Brasil, ranqueados pelo critério de satisfação geral:

16: Bens de Consumo

15: Farmacêutica e saúde

14: Manufatura industrial

13: Hotéis, hospitalidade e entretenimento

12: Serviços ao consumidor

11: Educação

10: Tecnologia e telecomunicações

9: Mídia e meios de comunicação

8: Automotivo

7: Serviços para empresas

6: Logística e transporte

5: Agronegócio

4: Varejo e atacado

3: Construção e mercado imobiliário

2: Energia, mineração e saneamento

1: Serviços Financeiros

 

Fonte: https://forbes.uol.com.br/carreira/2019/05/conheca-os-setores-com-os-funcionarios-mais-felizes-do-brasil/

Open chat