Curiosidades  |  17-01-2022

Janeiro Branco: O que é Burnout e por que cuidar da saúde mental?

Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Ainda pouco conhecida, mas já causadora de muitos prejuízos, essa disfunção psíquica pode afetar diretamente em seus negócios. Saiba o que é a Burnout e a importância de se investir na saúde colaborativa da sua empresa.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é considerada um distúrbio psíquico de uma pessoas, originado por acúmulos extremos com exaustão relacionados ao trabalho executado, além de alta pressão dos superiores, competitividade não saudável e receio quanto aos riscos de desemprego.

Ou seja, é uma síndrome que afeta colaboradores que realizam tarefas trabalhistas em quantidades maiores do que o saudável, através de altas demandas, cargas extras sequenciadas e cobranças exacerbadas.

Chamada também de “síndrome do esgotamento profissional”, tem apresentado impactos negativos tanto para a saúde mental de um indivíduo quanto para o local em que este trabalha.

Quais são os impactos da Síndrome de Burnout?

Quando a Síndrome de Burnout aparece em um ambiente de trabalho, todos os envolvidos acabam sentindo os impactos negativos.

O desempenho individual, e consequentemente coletivo, é um dos primeiros sinais. Depois do pico de alta dedicação durante um longo período de tempo, começa-se a perder qualidade através de maiores erros e demora ou ausência do cumprimento total das funções.

As frustrações, o cansaço mental e o esgotamento de recursos emocionais são os sinais seguintes que surgem em indivíduos com Burnout.

Se a empresa não investe na Saúde Ocupacional, sentirá os impactos através da baixa produtividade, da desorganização coletiva, dos problemas relacionais entre equipes, de possíveis gastos desnecessários, de ações judiciais e até, por meio de reclamações de clientes.

O que fazer para prevenir a Burnout?

Para as empresas evitarem que seus colaboradores sofram com a Síndrome de Burnout, é preciso investir na Saúde Ocupacional.

Ações como o cumprimento de normas dos horários de descanso e de manutenção da segurança do trabalho são bases para um ambiente favorável à qualidade de vida dos colaboradores.

É importante também não exigir metas abusivas e trabalhar com incentivos, reconhecimento e boa comunicação entre equipes e funcionários para um bom clima organizacional.

E se já for identificado a Burnout, é importante procurar estratégias que ofereçam benefícios que visem o bem-estar e acompanhamento psicológico.

Open chat