Economia  |  22-11-2021

Empreendedorismo feminino cresce em ritmo acelerado

Mais de 3,2 milhões de mulheres no Brasil são empreendedoras. Desse total, 30% têm um negócio com pelo menos um funcionário contratado e as demais são autônomas. Cerca de 350 mil optaram por empreender na indústria. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do segundo trimestre de 2021, do IBGE.

Segundo o levantamento, a participação feminina no total de empreendedores ainda é minoria – representa 37% do total de empresários formais no país. Mas tudo indica que esse quadro deve mudar em breve: entre o último trimestre de 2015 e o segundo trimestre de 2021 o número de empreendedoras formais cresceu 29%, enquanto no público masculino o aumento foi de 16%.

O incremento da presença feminina é ainda mais acelerado na indústria, onde o total de mulheres cresceu 52% no mesmo período comparado. Entre os homens, o crescimento foi de apenas 3%.

Outra pesquisa feita pelo IBGE – a Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo – mostra que as empresas de alto crescimento têm obtido participação crescente de pessoal assalariado do sexo feminino. A participação cresceu de 32%, em 2010, para 38% em 2019.

Seja franqueada de uma das principais empresas de saúde ocupacional do Brasil!

A Maxipas é uma marca consolidada na área de saúde ocupacional, estamos entre as maiores empresas de Segurança e Medicina do Trabalho no país e disputamos a liderança do segmento.

Confira oportunidades, clicando aqui.

Se você atua ou quer entrar neste ramo, encontrará com a Maxipas Saúde Ocupacional o modelo perfeito de negócio para termos uma parceria de sucesso!

Open chat