Economia  |  16-11-2021

Negócios já faturam mais

Com a redução dos casos de Covid-19 e o aumento da vacinação, os governos reduziram as restrições em seus estados e cidades e, com isso, os pequenos negócios estão voltando a funcionar e a melhorar o faturamento. De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre o final de agosto e o início de setembro, 85% dos empreendimentos brasileiros voltaram a funcionar, um aumento de cinco pontos percentuais em relação à 11ª edição da pesquisa, divulgada em maio.

Apenas 9% continuam fechados temporariamente, o menor patamar histórico desde quando a série de pesquisas começou a ser feita, em abril do ano passado. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica que a pesquisa detectou o menor nível de restrições, pois somente 3% das empresas estão em locais com restrições, e que o funcionamento das empresas mudou drasticamente de maio para o período atual. “O que de fato reduziu as restrições foi a vacinação. Estamos vivendo um momento diferente e o reflexo aparece em todo o país”, observa ao complementar que o número de empresários preocupados com o futuro da empresa caiu de 56%, em maio, para 44%, nesta edição.

Melles ainda ressalta que 59% das empresas em funcionamento atuam com mudanças que foram adotas desde o início da pandemia. “Isso já é um reflexo do legado que a pandemia deixará. As empresas se digitalizaram mais, adotaram protocolos de segurança, buscaram serviços de entrega, entre outros, e devem manter muitas dessas adequações. O interessante é que as atividades que exigem interação mais próxima entre as pessoas lideram grupo que funciona com mudanças, como academias, beleza e educação”, pontua o presidente do Sebrae.

Além do aumento de empresas que estão em funcionamento, a 12ª edição da pesquisa também constatou que a proporção de empresas com queda de faturamento atingiu o menor patamar histórico de 71%. Quando analisado por porte, os microempreendedores são os que ainda apresentam a maior quantidade de empresas com queda de faturamento: 76%, enquanto que 64% das micro e pequenas ainda apresentam redução. “O impacto médio no faturamento das empresas ficou em -34%, o que significa que o movimento de recuperação do faturamento dos pequenos negócios foi retomado, voltando ao patamar verificado em novembro do ano passado”, esclarece Melles.

 

Maxipas no seu negócio

Seu negócio está nessa tendência de recuperação? Conte com a Maxipas Saúde Ocupacional nos protocolos governamentais de Normas Regulamentadoras e de Saúde Ocupacional da sua empresa e colaboradores.

Conte com a Maxipas Saúde Ocupacional

Consolidada como uma das principais empresas de Segurança e Medicina do Trabalho no Brasil, desde 1995 presta assessoria na área, realizando os procedimentos ligados à saúde ocupacional da sua empresa, colaboradores e demais staff.

Clique e fale com nossos consultores

Os exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho, são realizados em várias unidades disponíveis no Brasil e também com elaboração dos programas PPRA, PCMSO, emissão do LTCAT e do PPP, além dos demais laudos e relatórios solicitados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, serviços estes desenvolvidos de acordo com o padrão exigida nas Normas da ISO 9001.

Open chat