Empreendedorismo  |  19-05-2021

Ser Empreendedor: Quais as principais atividades e funções do gestor em uma clínica?

Realizar uma gestão adequada e eficiente de clínica médica é um dos principais desafios do empreendedorismo da área da saúde.
Isso porque, na maioria dos casos, a graduação não prepara os profissionais da saúde para administrar os diversos aspectos de um negócio próprio.
Dessa forma, médicos e outros profissionais que possuem uma clínica médica devem traçar estratégias de gestão para garantir que o negócio traga bons resultados de faturamento e preste serviços de qualidade. 
Confira hoje quais são as principais atividades que o gestor de uma clínica médica deve realizar para administrar seu negócio de forma eficiente.

Gestão de clínica médica
Apesar do core-business de uma clínica médica ser a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, a administração do negócio não pode ser deixada em segundo plano.
Afinal, assim como qualquer outro empreendimento, uma clínica deve ser bem gerida para apresentar resultados satisfatórios e manter uma boa margem de crescimento.
A gestão de clínica médica nada mais é do que organizar e acompanhar as ações administrativas, estruturando uma série de processos para garantir o correto funcionamento do negócio.
Neste contexto, realizar um planejamento estratégico é fundamental para a gestão bem estruturada da clínica, já que ele auxilia no alcance de metas a curto e longo prazo, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do negócio perante o mercado.

Principais atividades de um gestor de clínica médica
Considerando a importância da gestão para um negócio, quais são as atividades que fazem parte deste processo?
Confira a seguir as principais atividades relacionadas à gestão de clínica médica que devem estar presentes na rotina do empreendedor:

 

  • Gestão financeira
    A gestão financeira representa o controle do fluxo de capital da empresa — movimentação financeira de receitas e despesas —, abrangendo desde a aplicação do capital de giro até as entradas e saídas diárias do caixa.

    Essencial para fundamentar a tomada de decisões estratégicas do negócio, esta administração depende de uma série de processos e tarefas.

    Dentre as atividades que fazem parte da gestão financeira estão:

 

  • Organização de contas a pagar e a receber: controle que evita juros, atrasos, imprevistos e contratempos que possam comprometer o caixa da empresa;

  • Determinação do preço da consulta: auxílio para a estipulação de um preço de consultas adequado para a média do mercado;

  • Gestão de custos fixos e variáveis: auxílio para a identificação de custos que se mantêm constantes e de custos que variam conforme o número de atendimentos;

  • Relatórios financeiros e de previsibilidade: organização de dados sobre a rotina financeira da clínica, facilitando o acompanhamento de resultados, a previsão do fluxo e a estruturação de decisões a médio e longo prazo. 

Para tornar a gestão financeira mais eficiente, a dica é contar com o auxílio da tecnologia e de softwares específicos para os processos.

 

  • Gestão de pessoas
    Realizar a gestão de pessoas é essencial para desenvolver novas competências, otimizar a eficiência da equipe e até mesmo melhorar o atendimento ao público.

    Este processo abrange diversas atividades dentro da empresa, como:

 

  • Atração de novos colaboradores: processos de recrutamento e seleção;
  • Aplicação de pessoas: escolha do profissional certo para assumir determinado cargo;
  • Satisfação dos colaboradores: recompensas e vantagens que a empresa oferece para seus funcionários;
  • Ambiente de aprendizagem: desenvolvimento do colaborador;
  • Motivação da equipe: realização de avaliações de desempenho e coleta de feedbacks dos colaboradores.

 

  • Gestão do negócio com foco em produtividade
    A produtividade da clínica médica e a qualidade nos atendimentos são pontos essenciais para promover o crescimento saudável do negócio.

    Por isso, realizar uma gestão focada em melhorar a produtividade, ou seja, tornar os processos mais eficientes e produzir mais com menos recursos, é tão importante para empreendimentos da área da saúde.

    Para conquistar maior produtividade, otimizando o atendimento e economizando tempo, a gestão pode apostar em algumas ferramentas e sistemas que facilitam processos, como:

 

  • Agendamento online: sistema online que permite que os próprios pacientes agendem os atendimentos em qualquer horário e de qualquer lugar, agilizando o processo e aumentando a taxa de consultas.

  • Prontuário eletrônico: sistema que armazena em uma nuvem todas as informações sobre os pacientes, garantindo maior eficiência na proteção de dados e facilitando o acesso à ficha médica. 

 

  • Gestão da reputação da marca
    As redes sociais são hoje o maior canal para a manifestação de opiniões positivas e negativas sobre empresas e serviços prestados.

    A opinião dos usuários e a reputação da marca na internet podem impactar diretamente na decisão das pessoas de se tornarem ou não clientes da empresa.

 

Por isso, a clínica deve monitorar constantemente a qualidade do atendimento prestado ao público e oferecer canais de comunicação que facilitem o contato do cliente com a empresa, criando assim um “ambiente controlado” para a expressão de opiniões e avaliações.
Além disso, é importante também realizar pesquisas de satisfação automatizadas após o serviço, enviando para o celular dos clientes um pequeno questionário com perguntas simples e diretas.
Assim, as avaliações negativas são rapidamente coletadas e resolvidas da maneira mais eficiente possível.

Maxipas: franquia de Saúde Ocupacional
Que tal aproveitar todo o potencial da sua clínica médica em uma rede bem estruturada e com benefícios exclusivos? Conheça as franquias Maxipas!
A Maxipas atua na área de Saúde Ocupacional e possui uma das principais redes de franqueados de Segurança e Medicina do Trabalho do Brasil.
Com uma estrutura completa, a rede Maxipas possui mais de dois mil franqueados e parceiros prestando atendimento em todos os 26 estados brasileiros. 
Presente no mercado de franchising há mais de dez anos, a Maxipas oferece a solução ideal para quem já empreende ou pretende entrar no setor de Saúde Ocupacional.

Conheça os modelos de franquias Maxipas:

 

  • Franquia Global
    Opção destinada a empreendedores que desejam começar um negócio de Saúde Ocupacional do zero, investindo em um segmento de baixo risco e sem sazonalidade.

  • Franquia Aliança
    Modelo destinado a empresários que já atuam no setor da saúde, oferecendo a possibilidade de implantar ou não a marca Maxipas.

    A franquia aliança se divide em duas outras modalidades:

  • Franquia Licenciada: este modelo é voltado para empresas do ramo de Saúde Ocupacional ou não, que desejam apenas integrar a rede Maxipas sem alterar suas atividades e identidade visual.

  • Franquia Conversão: modelo exclusivo para empresas de Saúde Ocupacional que desejam fazer parte de uma rede de franquias como a Maxipas.

 

Mas por que se tornar um franqueado?
Os parceiros da rede Maxipas aproveitam vantagens exclusivas de uma rede em constante crescimento, como:

  • margem de lucro de mais de 20%;
  • faturamento médio de 180 mil/mês;
  • retorno sobre investimento (ROI) em 24 meses; 


E muito mais!
Escolha o modelo de franquia que melhor se adapta às necessidades do seu negócio e faça parte de uma das principais redes de Segurança e Medicina do Trabalho!

Entre em contato com nossa equipe e se torne um franqueado Maxipas.