Maxipas  |  14-09-2021

Esperança em ação

Os anos de 2020 e 2021 têm sido integrados para a saúde mental e emocional das pessoas no mundo todo, independentemente de classe social, idade, idade ou profissão. Com base nessa realidade, o IASP – Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, sugeriu como tema para o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma frase “criando esperança por meio da ação”. Uma frase serviço de inspiração ao Centro de Valorização à Vida, que ao longo dos 30 dias que marcam o Setembro Amarelo, vai promover ações com esse conceito.

A ideia é inspirar a atitude, a esperança não passiva, uma esperança que provoca movimento e convida para a ação, seja coletiva ou individual. Ter esperança, acreditando que é possível, é o primeiro passo, mas não basta por si só. Todos nós podemos fazer parte das mudanças que queremos ver na sociedade, numa grande corrente pela vida, com atitudes construtivas para enfrentarmos juntos nossos medos e desafios, sempre atentos e dispostos a ajudar quem está mais frágil.

Quando foi criado, o Setembro Amarelo tinha por objetivo chamar a atenção para a prevenção do suicídio através da valorização da vida. A ideia era iniciar um movimento junto à sociedade. Ano a ano, o assunto vem ganhando o espaço e os tabus primeiros sendo quebrados. Mais ainda há muito a avançar. Por isso queremos focar na necessidade de ação – de cada um de nós – para fortalecer a sociedade a esperança de que podemos ser mais inclusivos e menos individualistas, dando a nossa contribuição para a redução sem número de suicídios.

Precisando conversar o CVV esta a disposição pelo fone 188 ou email e chat no www.cvv.org.br

MAXIPAS NO SETEMBRO AMARELO

A Maxipas Saúde Ocupacional valoriza a saúde e o apoio de cada ser humano e levanta os assuntos e estimula que a saúde mental seja um patrimônio a ser cuidado e desenvolvido.

Open chat