Segurança do Trabalho  |  26-11-2018

Diálogos de Segurança, para que servem?

O DDS (Diálogos de Segurança) é uma ferramenta que há muitos anos é usada e que já foi chamada de minuto da segurança. Em 1990 o DDS surgiu como uma ferramenta na prevenção de acidentes e permanece com esse formato até hoje, porém com diversos nomes, tais como: DDHS (Diálogo Diário de Higiene e Segurança), DDHSMA (Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente), DHSMQ (Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), entre outros.

É obrigatório em muitas empresas! E tem sido adotado como um procedimento padrão e de auditoria, momento em que os colaboradores podem e devem debater assuntos diários, e deve ser passado instruções e técnicas de segurança.

Mas o que é o DDS?

É um diálogo destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias. Conscientização aqui pode ser definida como a preocupação constante com segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e qualidade.

Onde aplicar o DDS?

O DDS pode ser realizado em uma sala de reunião ou mesmo no próprio local de trabalho.

Duração

O DDS não deve ultrapassar 15 minutos, porém a recomendação é de 5 minutos.

Responsável

O responsável pela aplicação do DDS é o supervisor do trabalho, mas ele pode escolher alguém do grupo para apresentar o tema escolhido.

Definição do (os) tema (s)

Os temas devem ter ligação com o tipo de atividade executada pelo grupo. É possível fazer uma lista de temas para o ano todo e eventualmente, um ou outro tema específico pode ser apresentado, caso seja necessário.

Recomendações

Todos devem assinar uma lista de participação no DDS;

O DDS não é uma reunião, portanto não se deve abrir para discussão em torno do tema apresentado ou você acabará perdendo o controle;

Não deixe que assuntos paralelos desviem a atenção do tema escolhido;

O Serviço de segurança deve auditar (registrar em formulário próprio) os DDS para saber se estão sendo realizados a contento.

Todo acompanhamento deve ser documentado e ele é extremamente importante no cotidiano da empresa. Trabalhando com conscientização já temos acidentes, imagina sem ela!

Comece seu dia motivando e assegurando à todos pela vida e a importância de agir seguro, tomar cuidados e motivá-los para o dia.

Não deixe de dialogar adote a segurança como um estilo de vida!

Fonte: Celulose Online

Open chat