Trabalhista  |  04-09-2019

A importância do contador para o departamento pessoal

Muitos gestores ainda pensam na figura do contador como aquele profissional escondido nas sombras, com vários papéis e calculadoras a sua volta. Existe até mesmo um misticismo em relação aos profissionais dessa área. Acontece que não é bem assim: o profissional de contabilidade é fundamental para vários setores de uma empresa.

 

É preciso considerar, por exemplo, o papel e a importância do contador para o departamento pessoal de um negócio. Na verdade, ambos os setores trabalham em parceria, pois os dados gerados por um complementam os do outro. Quando unidos, podem fazer um trabalho muito mais coeso e produtivo.

 

Processos de contratação e demissão

Em primeiro lugar, é preciso considerar que o contador assume uma importância vital nos processos de contratação e demissão. É  preciso contabilizar o 13º do colaborador, as férias proporcionais e todos os benefícios previdenciários que são devidos pela empresa, por exemplo. Sem o contador, nada disso é feito de maneira consistente.

 

Cálculo de benefícios

Outra função do contador que possui relação direta com o RH é o cálculo dos benefícios do trabalhador. Claro, podemos citar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo e Serviço) como um dos principais, mas existem outros, evidentemente.

 

Acompanhamento de horas extras

Ele pode ajudar não só na parte burocrática, que é a inserção das horas no sistema integrado utilizado na empresa, como também de maneira estratégica, dizendo se o negócio está abusando desse tipo de prática.

Adaptado de: https://www.jornalcontabil.com.br/a-importancia-do-contador-para-o-departamento-pessoal/

Open chat